//Folhado de Pancetta e Parmesão

Folhado de Pancetta e Parmesão

Há alguns dias atrás eu ganhei o maravilhoso livro de receitas da Lorraine Pasquale, para quem não sabe ela apresentava uma temporada com diversas receitas práticas e rápidas no GNT. Eu fiquei tão apaixonado que resolvi fazer algumas receitas dela aqui no blog e também falar sobre ela [aqui].

Hoje a receita merece um destaque porque desde a primeira vez que eu vi fiquei com água na boca.

Confira a receita abaixo:
Ingredientes:

– 50 gramas de Manteiga
– 125 ml de Leite
– 50 gramas de Pancetta em cubinhos
– Óleo
– 25 gramas de Parmesão
– 75 gramas de Farinha de Trigo
– 1 colher de chá de Chilli em Pó [opcional]
– 1 pitada de sal
– 2 Ovos médios

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno à 170ºC. Unte duas assadeiras com papel-manteifa e reserve.
2. Coloque uma frigideira pequena em fogo médio (para a pancetta).
3. Coloque a manteiga e o leite em uma panela média, leve ao fogo baixo e deixe a manteiga derreter.
4. Enquanto isso, coloque a pancetta, cubra com óleo e cozinhe por cerca de 4 minutos, virando de vez em quando.
5. Quando a manteiga derreter no leite, aumente o fogo e deixe ferver.
6. Enquanto isso, rale o parmesão bem fino e coloque em uma tigela média. Junte a farinha, a pimenta vermelha em pó e, se quiser, 1 pitada de sal.
7. Assim que a mistura de leite amanteigado ferver, tire a panela do fogo e acrescente a mistura de farinha. Bata bem com uma colher de pau até que a mistura comece a se desprender dos lados da panela. Despeje em uma tigela média e deixe esfriar.
8. Quando a pancetta estiver crocante e dourada, tire do fogo, coloque sobre papel-toalha para escorrer o excesso de gordura e reserve.
9. Quando a mistura de farinha esfriar um pouco, acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem entre uma adição e outra. Ao acrescentar o primeiro ovo, a mistura terá uma aparência pouco agradável, como se não incorporasse bem, mas continue a bater e ficará bom. Acrescente a pancetta.
10. Agora, em uma assadeira, você pode formar os bolinhos de massa choux. Para isso, use uma colher ou utilize em sacos de confeiteiro com uma abertura de 1,5 cm na ponta. De qualquer forma, faça bolinhos de 2-3 cm de diâmetro e deixe um pouco de espaço entre eles. Isso rende aproximadamente 25 bolinhos. Caso necessário, molho os dedos para arredondar os bolinhos (se houver saliências, podem queimar). Depois deixe assar por 25 minutos.
11. Os folhados devem ficar crocantes e dourados em cima. Sirva-os bem quentes enquanto ainda estiverem levemente úmidos por dentro.b