/Quiche Lorraine

Quiche Lorraine

Sobre o prato: Quiche é um tipo de torta feita com recheio à base de ovos e creme de leite ao qual se adicionam pedacinhos de toucinho defumado, e que não leva cobertura.
Embora atualmente a Quiche seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã, do reino medieval de Lothringen. Mais tarde os franceses o batizaram de “Lorraine”. A palavra Quiche vem do alemão “kuchen”, que significa “torta”. A Quiche Lorraine original nasceu no século XVI e era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescido de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado queijo à Quiche Lorraine. Adicionando cebolas obtém-se a Quiche alsaciana.
Já comentei aqui no blog o que sou o maior fã da Lorraine Pasquale, e que suas receitas agora são minha maior inspiração na cozinha, você deve estar se perguntando o que tem a ver a Lorraine com esta receita? Eu digo que tem tudo a ver!! Quiche + Lorraine rs rs rs, eu amo todos os tipos de Quiche [Alho Poró, Calabresa, Mussarela de Búfala e entre outros].
 
A receita de hoje na verdade é um pouco nível médio e quando você pegar o jeito vai preparar esta deliciosa comida francesa. 
Ingredientes:
Massa:
 
– 1 1/2 xícara de chá de Farinha de Trigo
– 1/2 xícara de chá de Margarina
 
Recheio:
 
– 140 gramas de Bacon picado
– 1/2 Cebola picada média 
– 3 Ovos
– 1 1/4 xícara de chá de Creme de Leite fresco
– 1/2 xícara de chá de Leite
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino preta à gosto 
– 4 ramos de Salsa picados
– 3 ramos de Tomilho picados
– 60 gramas de Queijo Gruyère ralado grosso
 
Modo de Preparo:
Massa:
 
Preaqueça o forno em temperatura média (180 ºC).
Numa vasilha, misture a farinha de trigo e a margarina com a ponta dos dedos, formando uma farofa. Acrescente 2 colheres (sopa) de água e misture bem até obter uma massa homogênea.
Forre com a massa o fundo e as laterais de uma forma redonda de aro removível (28 cm de diâmetro) deixando as bordas com cerca de 3 cm de altura. Faça furos na massa para evitar que se formem bolhas. Asse por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.
 
Recheio:
 
Numa panela, frite o bacon na própria gordura. Quando estiver quase dourado, junte a cebola e refogue-a até ficar dourada. Reserve.
Numa vasilha funda, misture os ovos, o creme de leite, o leite e tempere com o sal, a pimenta, a salsa e o tomilho. Junte o refogado de bacon e recheie a massa pré-assada.
Polvilhe o queijo gruyère sobre o recheio e leve a quiche ao forno por mais 30 minutos, ou até a superfície ficar dourada. Sirva quente, acompanhada de salada verde.