Tipos de Tomate


Se você acha que Tomate é tudo igual é engano seu, existe diversos tipos que você vai se amarrar nos tipos que possui por ai. Comecei a entender no programa A Culinária Mediterrânea de Yotam Ottolenghi, além dele explicar muito bem as curiosidades da gastronomia do mundo à fora, ele explica também sobre os legumes, o Tomate foi bastante explorado em quase todos os capítulos, então resolvi dar uma averiguada nos demais tipos que encontrei na internet.

Às vezes o preço do Tomate pode até te assustar por causa do preço, você sabe qual Tomate você esta comprando? Se a resposta for não, agora você vai entender! 
Saboroso, grande e crocante, este tipo de tomate é o melhor para saladas. têm polpa grossa e três lóculos (cavidades onde ficam as sementes) ou mais. 

Como é: não é adocicado, apresenta acidez e frescor intermediários. É firme e tem boa conservação.
Vai bem em: saladas, pizzas e vinagrete.
 
Bom para salada, é muito comum no Brasil. O Carmen, de longa vida, conserva-se bom para o consumo por mais tempo - cerca de 20 dias - mas é menos saboroso e contém mais água. Por isso não é indicado para molhos. 

Como é: firme, tem boa conservação. Não é tão apreciado por chefs, pois tem sabor pouco acentuado.
Vai bem em: saladas e com recheio, feito ao forno.
O do tipo holandês, vendido em pencas e encontrado nas cores amarelo, vermelho e laranja, é mais saboroso, mas também mais caro.

Como é: menor do que variações como caqui e Débora, vem em ramos, como é colhido. Tem baixa acidez e doçura acentuada.
Vai bem em: saladas, pratos preparados ao forno e molhos.
E a polpa é mais cremosa e densa que a do tomate. É ainda mais perfumado, ácido e doce, sendo, portanto, mais versátil. Vai bem como legume em molhos, sopas, cremes, chutneys e saladas. Ou como fruta em sucos, compotas, sorvetes ou simples, cru, de colherinha. Mais uma coisa boa? A planta é resistente, não dá praga alguma (pelo menos a nossa é assim). São bons quando maduros, macios. 

#DICA: Pode ser despelado como o tomate. Faça um corte em cruz na casca e mergulhe por 1 minuto na água fervente. Ou descascado com faquinha.

O Momotaro, originário do Japão, tem cor vermelho-rosada e polpa suculenta. É considerado um dos tomates mais saborosos.

Como é: alongado, oval, tem polpa sólida, adocicada, com pouca semente. É bastante sensível.
Vai bem em: molhos, purê de tomate e como tomate seco.


Muito usado para tira-gosto, também embeleza salada. Um pouco maior do que bola de gude, pode ser encontrado nas cores vermelho, laranja e amarelo e nos formatos esféricos, com pouca carne, muita água e sabor forte, e alongado, mais carnudo e firme. O tomate-cereja geralmente é consumido inteiro.

Como é: minitomate com intenso sabor adocicado e alto teor de água.
Vai bem em: canapés, saladas e para decorar e finalizar receitas.
Miúdo e saboroso, o tomate Sweet Grape tem conquistado consumidores em todo o país. Os tomates Sweet Grape contêm poucas calorias e são ricos em vitaminas A e C, folato (ácido fólico), potássio e licopeno (antioxidante). O lançamento no mercado do tomate Sweet Grape está sendo um sucesso no mundo todo, por seu sabor suave e doce. 

Como é: pequeno, como o cereja, mas em formato alongado. Tem sabor doce e intenso.
Vai bem em: saladas e também na companhia de peixes e queijos azedos.

Como é: levemente achatado nas extremidades; é menos carnudo do que o italiano, tem mais semente e água.
Vai bem em: molhos, principalmente, mas também como tomate seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...