Rabada Desossada na Polenta

Sabe aquela vontade de comer algo gordo e diferente? Eu adoro Rabada, me lembro que minha Mãe fazia nos almoços de Domingo, no meu caso fiz no jantar da segunda-feira. Todo mundo da minha casa amou e confesso que nem sobrou o osso para os cachorros.. rs

A receita é bastante trabalhosa, ainda mais que você terá que desossar o Rabo de Boi cozido, não é fácil porém gratificante! Serve bem 5 pessoas (que comem bem), você vai amar o sabor!

 Ingredientes:

- 1,5 kg de Rabo de Boi cortado em pedaços
- 2 Cebolas cortadas em cubinhos bem pequenas
- 1 Tomate triturado sem semente e sem pele
- ½ talo de salsão triturado
- 4 dentes inteiros alho
- Tomilho fresco a gosto
- Alecrim à gosto
- Sálvia à gosto
- Sal à gosto
- Água para cozimento
- 100 ml de Vinho Tinto seco
- Azeite para fritar

Polenta:

- 1 tabletes de caldo de Legumes
- 2 colheres de sopa de Manteiga
- 1 colheres de sopa de Azeite
- Sal à gosto
- 500 gramas de preparado para Polenta
- 2 litros de Água

Modo de preparo:

Tempere levemente o rabo do boi com sal. Aqueça a panela de pressão com um pouco de azeite e doure bem todos os pedaços do rabo sem deixar queimar o fundo e reserve.
Em seguida, ainda na panela de pressão, doure a cebola, tomate, o salsão e o alho. Acrescente o vinho tinto e raspe o fundo da panela com uma colher ou espátula até soltar todo fundo que ficou grudado, continue até quase secar o vinho. Coloque de volta o rabo já dourado, cubra com água, acrescente as ervas aromáticas e tampe a panela. Após pegar pressão, deixe em fogo médio e cozinhe por aproximadamente 45 minutos ou até que a carne se solte dos ossos facilmente. Após cozida, separe os pedaços de carne para desossá-los, coe o liquido para outra panela e volte ao fogo para reduzi-lo e fazer o molho. Poderá processar os legumes antes de coar se preferir. Acerte o sal da carne e do molho ao seu gosto.

Polenta:

Aqueça água em uma panela e dissolva o caldo de legumes Adicione 1 colher  de sopa de manteiga e o azeite. Aos poucos, coloque a polenta, mexendo sempre. Tempere com sal e continue a mexer. Quando desgrudar da panela, adicione o restante da manteiga, mexa até derrete. Sirva quente.
Servidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...