Costela no Bafo

Feriado prolongado combina com coisa gostosa, e quem resiste à uma deliciosa Costela no Bafo? A última receita que fiz e divulguei no blog foi a Costela cozida que também é minha paixão (ainda mais com uma Farofa e Vinagrete… meu deus!). 

O responsável por esta delicia foi o Rafael Souza que vem sempre contribuindo com suas deliciosas receitas aqui no blog. Mais uma vez ele fez e não me chamou para experimentar! Poxa =(

Como ele não enviou a receita, vamos seguir esta abaixo que é tão gostosa quanto!

Ingredientes:

– 300 ml de Água
– 6 dentes de Alho
– 1 Cebola cortada em cubos
– 1 colher (chá) de Manjerona desidratado
– 1 colher (chá) Manjericão desidratado
– 1 colher (chá) de Alecrim desidratado
– 1 colher (chá) de Sálvia desidratado
(+/-) 1,800 kg de costela de boi (igual a 1 ripa de costela)
– 150 gramas de Sal grosso

Modo de Preparo:

1 – Num liquidificador coloque 300 ml de água, 6 dentes de alho, 1 cebola, 1 colher (chá) de manjerona, 1 colher (chá) manjericão, 1 colher (chá) de alecrim e 1 colher (chá) de sálvia e bata bem.
2 – Numa tigela coloque 1,800 kg costela de boi (igual a 1 ripa de costela), tempere com a marinada(feita acima) e salpique sal grosso. Tampe a tigela e leve a geladeira por 12 h.
3 – Depois de 12 h retire a costela da geladeira coloque sobre o papel celofane (próprio para uso culinário) e embrulhe esta costela com 2 voltas formando um pacote. Amarre as pontas do celofane com barbante para não sair o suco e a gordura. Coloque a costela na churrasqueira a bafo e deixe assando por 1 h. Após esse tempo vire o pacote da costela para assar do outro lado por mais 2 h. Retire a costela da churrasqueira a bafo, abra o pacote e sirva em seguida acompanhado de arroz, farofa, molho a campanha e cebola refogada.
Dica: Se não tiver papel celofane pode embrulhar a ripa de costela no papel alumínio. A costela também pode ser feita no forno. Coloque a costela numa assadeira e leve ao forno baixo por 1 hora e após esse tempo vire a costela e asse por mais 1h40.