Flan de Caramelo

Ontem eu estava doido para postar coisas novas no blog, mas com o final de ano se aproximando me deixou totalmente atarefado não deixando espaço para publicar as receitas. Hoje dia 19/12 estou de férias e vou compartilhar mais receitas com vocês! Vamos lá?

Ingredientes:

– ½  xicara (chá) de cobertura sabor caramelo
– ½  xicara (chá) de açúcar
– ½  xicara (chá) de leite
– 1 caixinha (395 gramas) de leite condensado
– 1 ovo

Modo de Preparo:

1. Colocar o açúcar numa assadeira com furo no meio, com capacidade para 700 ml Levar ao fogo por 3 minutos, ou até caramelizar. Retirar do fogo e espalhar o caramelo por toda a parte interna da assadeira. 
2. Bater por 2 minutos no liquidificador o ovo com o leite, o leite condensado e a cobertura sabor de caramelo. Despejar na assadeira e cobrir com papel-alumínio. Colocar ½ litro de água numa panela de pressão, com capacidade para 5 litros. 
3. Levar ao fogo por 2 minutos, ou até ferver. Colocar a assadeira dentro da panela, tampar e deixar cozinhar por 15 minutos, ou até o Flan ficar firme. Retirar do fogo, aguardar sair a pressão e abrir a panela. 
4. Retirar a assadeira da panela de pressão e, assim que o Flan esfriar, desenformar. Levar à geladeira e servir gelado. 
5. Eu escaldei bastante a calda para fazer a fotografia.
6. Para a decoração derreti duas colheres de açúcar em fogo alto, e coloquei em um mármore amanteigado para criar a uma forma especifica (como na foto).